quinta-feira, 20 de agosto de 2009
Netbook Semp Toshiba aguenta o tranco
Infinity IS 1091 tem carcaça forte e bom acabamento, mas é pesadão
Marco Aurélio Zanni e Renan Frizzo, de INFO Online
Para sobreviver ao vai-e-vem na mochila, o netbook Infinity IS 1091 dispensa o visual sofisticado em nome de uma construção robusta. Sua carcaça é feita com plástico rígido, dobradiças fortes e teclado firme – no ponto para quem precisa levar o bichinho pra todo lado, mas não se preocupa em carregar uns gramas a mais nas costas.
Esse minilaptop de 1 850 reais (!) lembra os primeiros modelos de Eee PC com tela de 10,2 polegadas. Seu acabamento externo em grafite brilhante não é dos piores, mas lembra os modelos de uma geração anterior. Culpa da espessura de 3,9 centímetros e do peso de 1,3 quilo, o limite do aceitável para essa categoria. Ou seja, por fora nada justifica o preço.
Uma escolha estranha da Semp Toshiba foi privilegiar o touchpad em prejuízo do teclado. Para navegar na internet pilotando o cursor, sobra espaço. Mas quem digita bastante fica descontente com o tamanho do teclado. Além de possuir botões pequenos, ele fica sobre uma base com apoio alto demais para os pulsos, o que chega a incomodar depois de uma hora usando o netbook.
Para completar a lista de mancadas, a tela do minilaptop, com resolução de 1 024 por 600 pixels, segue a moda dos displays brilhantes. Como já cansamos de falar, o melhor nesse tipo de produto é sempre a boa e velha tela fosca. Isso porque, na maioria das vezes, um netbook fica no seu colo, e não apoiado sobre a mesa, longe dos reflexos.
Desempenho na média
O Semp Toshiba IS 1091 possui aquela configuração que você já decorou: processador Atom N270, de 1,6 GHz, 1 GB de memória RAM e 160 GB no disco rígido. Tudo isso rodando com Windows XP Home Edition. Nos testes do INFOLAB, o desempenho da máquina foi bom para rodar aplicativos de escritório, navegar e editar umas fotinhos.
Nos benchmarks, o micro teve um desempenho apenas razoável. No Sandra Lite XII, ele anotou 3 338 MOPS em cálculos aritméticos, o pior resultado entre os modelos aqui comparados. Já no 3DMark05, fez 237 pontos. Para converter um arquivo WMV de 81 MB para MP4 em 320 por 240 pixels, levou 265 segundos
Faltou o Bluetooth
A ausência mais sentida no netbook da Semp Toshiba é a do Bluetooth, afinal essa interface é sempre uma boa para transferir fotos e músicas diretamente do celular para o minilaptop. Em compensação, esse micro possui três portas USB 2.0, Wi-Fi no padrão 802.11g e interface de rede Fast Ethernet. Também traz slot Express Card 34 e leitor para cartões de memória SD, MS e MMC.
A autonomia da bateria também não é excepcional. Nos testes do INFOLAB, rodamos o programa Battery Eater 05 e deixamos o Wi-Fi ligado para consumir mais energia. Resultado: o brinquedo ficou firme por apenas 110 minutos, melhor somente do que o Lenovo S10, entre os modelos comparados.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário