terça-feira, 26 de maio de 2009

Brasil tem 56 milhões de computadores em uso, afirma estudo


O Brasil chegou a um total de 56 milhões de computadores em uso, contabilizados a partir da base instalada. Apenas no ano de 2008 até maio de 2009, as vendas unitárias chegaram a 12 milhões. Os dados estão na 20ª Pesquisa Anual do Uso de TI, conduzida pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), e divulgada nesta terça-feira (26).
A previsão da FGV é que o número chegue a 100 milhões de máquinas ao longo de 2012. Segundo a instituição, 86% dos computadores em uso são modelo Pentium 4 ou mais.
"Em fevereiro de 2007, tínhamos uma máquina para cada cinco habitantes, ou um per capita de 20%. Em maio do ano passado, atingimos um per capita de 25%, ou uma máquina para cada quatro habitantes. Hoje, estamos com um per capita com mais de 30%, ou seja, uma máquina para cada três habitantes", disse, em entrevista coletiva, o diretor da FGV, Fernando Meirelles. Durante 2012, afirma ele, a previsão é a de que seja uma máquina a cada dois habitantes.
O Brasil está acima do índice per capita mundial, cujo número é de um equipamento para cada quatro habitantes, de acordo com o estudo. Contudo, quando colocado em comparação com o índice per capita dos Estados Unidos, ainda há muito a crescer, diz Meirelles. No país norte-americano, há um per capita de 95%, ou quase um equipamento para cada habitante.
O preço do computador padrão também teve redução de 4% no valor por cada equipamento durante o ano de 2008. Em um período de seis anos, entretanto, a redução foi apenas de 5%. O histórico de 20 anos mostrou uma queda de 12% no custo de uma máquina padrão.
Em 20 anos, houve uma aproximação na relação entre usuários e uso de computadores: se em 1988 eram três pessoas para cada micro, hoje essa proporção fica em 1,1 para cada equipamento.
Em termos de software, a pesquisa informou que 92% do uso é do pacote Office, sistema operacional Windows que, por sua vez, tem 97% de participação empresarial. Nos servidores, mais de 65% são baseados em Windows, enquanto 32% são correspondentes ao Linux e Unix.
Celulares
Outro índice apontado pela instituição foi o de que, pela primeira vez na história do Brasil, em maio de 2009, registrou-se um aparelho telefônico, na contabilidade de linhas fixas e celulares, para cada brasileiro. São 150 milhões de celulares e 40 milhões de fixos. da Folha Online

Nenhum comentário: