Minilaptop com tela de 10 polegadas tem acabamento em alumínio escovado e pesa só 1,2 kg
Beleza, os minilaptops são ótimos para levar na mochila e salvar a sua pele nas horas de aperto. Mas eles precisam ter teclado tão pequeno e acabamento meia boca? Se conforto e design são mais importantes para você do que economia, uma boa opção é o Eee PC 1002HA, um filho mais sofisticado da família da Asus. Sem os floreios e purpurinas do modelo S101, ele tem belo acabamento em alumínio escovado, tela com menos de um centímetro de espessura e teclado apenas 10% menor que o de um notebook de 12 polegadas.Mexendo bastante com o micro no INFOLAB, inclusive para escrever este texto, a adaptação ao tecladinho foi muito fácil. Pena que a máquina não é produzida no Brasil, como alguns novos modelos da marca, então a disposição das teclas é a usada pelos americanos. Outras duas coisas incomodam um pouco: o touchpad poderia ser maior e a base do netbook é reta, causando desconforto para quem digita por muito tempo.O display de 10 polegadas exibe imagens com ótima qualidade e sem reflexos. Embora a tela brilhante esteja na moda, a fosca é mais interessante nesse tipo de micro, que geralmente não tem uma mesa como apoio (logo, não costuma ficar no ângulo ideal para os olhos). As bordas são reforçadas com acrílico e têm acabamento caprichado em black piano. Torcendo a tela para testar sua resistência, conseguimos movê-la alguns milímetros, mas ela não chegou a ranger – essa é uma das maneiras de constatar que um monitor é bem construído.
A sofisticação que aparece por fora não se repete na configuração. O conjunto não tem nada além do visto na maioria dos minilaptops encontrados por aí. O modelo tem 1 GB de memória RAM DDR2 e processador Atom N270, de 1,6 GHz. Ele não vem com SSD (solid state drive), como vários netbooks da Asus, e sim com um HD normal, de 160 GB, fabricado pela Seagate. A boa capacidade do disco para armazenar arquivos é o destaque na lista de componentes.Nos testes de desempenho realizados no INFOLAB, conseguimos converter um vídeo de 500 MB de WMV para MP4 em 285 segundos, enquanto a média dos outros minilaptops fica em torno de 320 segundos. O chip gráfico é o mesmo usado em vários netbooks, o Intel GMA 950, com 128 MB de memória. E o resultado nos benchmarks não apresentou nada de diferente – ele marcou 81 pontos no 3DMark06, ficando exatamente na média.No quesito conectividade, o único diferencial da máquina é o Bluetooth, encontrado em apenas alguns minilaptops. Uma novidade interessante é que a bateria da máquina fica na parte da frente, e não atrás, como é mais comum. Isso evita aquela tradicional rebarba na traseira e também leva uma saída de ar para aquela posição – normalmente, ela ficaria na lateral, o que é um tanto incômodo.
Um destaque do modelo é o botão para escolher os modos de operação. Pressionando-o, é possível controlar o brilho da tela e a frequência do processador. Aí você pode escolher um plano para economizar energia, quando o micrinho estiver longe da tomada. É um recurso importante para esse tipo de máquina, feito para ser levado na mochila. Mesmo porque, num teste de uso intenso do processador, a bateria durou apenas 168 minutos.Outro detalhe bacana que passa despercebido no Eee PC 1002HA é o touchpad com função multitoque, como a tela do iPhone. Comum nessa linha da Asus, o recurso dá novas funções a este controle – é possível, por exemplo, usar dois dedos juntos para rolar uma página ou, com movimento de pinça, dar zoom num documento ou página da web.A construção com materiais leves faz a máquina ter apenas 1,2 quilo. É quase o peso de modelos com 8,9 polegadas. Mas o que não pesa na mochila acaba pesando no bolso. O micrinho está nas lojas por 1 999 reais, 300 a mais que o nacional 1000H, com 2 GB de memória RAM, porém com acabamento mais fraquinho. Marco Aurelio Zanni
Nenhum comentário:
Postar um comentário