sexta-feira, 20 de julho de 2012
Cai a terceira maior rede de spam do mundo
É hora de comemorar: a terceira maior rede de spam do mundo, responsável por 18% do volume de mensagens indesejadas, finalmente caiu. A botnet Grum teve todos os seus servidores desativados esta semana em uma operação internacional.
Através de cerca de 120 mil máquinas infectadas espalhadas por todo o globo, conhecidas como zumbis, um grupo de servidores disparava comandos para o envio maciço de spam. Este tipo de estrutura é chamada de botnet, e sua formação é o objetivo final da maioria dos Cavalos de Tróia no momento.
Grum era conhecida como a terceira maior botnet ativa. No começo da semana, autoridades holandeses desligaram dois dos servidores de Command & Control instalados no país. Entretanto, um servidor no Panamá, um na Rússia e vários outros na Ucrânia seguiram funcionando. Na teoria, seria possível para os administradores da Grum enviar um comando de atualização e repor os servidores derrubados.
Ontem, entretanto, os últimos servidores foram desativados. Segundo o serviço de monitoramento Spamhaus, o volume de IPs zumbis enviando mensagens indesejadas dentro da rede Grum caiu para 21.500 e deve se reduzir para zero nos próximos dias, sem um servidor para controlar o fluxo.
Carlos L A da Silva
Redação Código Fonte
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário