quarta-feira, 15 de junho de 2011

PF faz recall de 11 mil passaportes com chip


Por Monica Campi

A Polícia Federal está convocando parte dos cidadãos que retiraram seu novo passaporte com chip eletrônico nos últimos meses para trocá-los por novos.

Segundo a Casa da Moeda, órgão que emite passaportes para a PF , 11.601 documentos foram produzidos com falha nos chips de identificação dos dados do cidadão brasileiro e terão de ser reemitidos.

De acordo com um documento obtido pelo jornal Folha de São Paulo, os passaportes com defeito foram liberados entre 2 de março e 6 de abril deste ano, totalizando 170 mil documentos. (Confira aqui a lista completa).

Segundo a Casa da Moeda e a Polícia Federal, até o momento 50% dos documentos já foram trocados. Os cidadãos estão sendo convocados, aos poucos, a ir até o local onde retiraram seus passaportes para realizar a troca gratuitamente.

A falha identificada tem relação com erros de sinais gráficos nos dados do cidadão inseridos no chip, embora os caracteres estejam impressos corretamente. Segundo a Casa da Moeda e a PF, o erro faz com que os sistemas leiam “Jose” em vez de “José”.

Para evitar que haja problemas na leitura do chip instalado no passaporte e no embarque dos passageiros, autoridades migratórias também estão sendo informadas sobre o erro. A PF e a Casa da Moeda, no entanto, não confirmaram em quanto tempo essa troca será efetuada,

Desde o dia 10 de janeiro deste ano, o novo Passaporte brasileiro é emitido com chip. O novo modelo traz um dispositivo eletrônico de gravação de dados acoplado no interior da capa do documento, protegido por certificação digital.

Nenhum comentário: