quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
Dell adere ao modelo SaaS no Brasil
Kátia Arima, da INFO
A Dell anunciou a oferta de dois serviços no modelo SaaS (Software as a Service) para empresas em 12 países da América Latina, incluído o Brasil.
A Dell afirma que tem 5 mil clientes dos serviços SaaS. Os novos serviços abrangem duas áreas de gestão de infraestrutura de TI.
Um dos serviços é o Gestão de Dispositivo de Cliente, para gerenciar ambientes com desktops e notebooks. Apresenta módulos como gestão de ativos, gestão de patches, distribuição de software, gestão de antivírus, encriptação de dados de notebooks, backup online e restauração e inventário de software. “Cada cliente poderá montar sua solução, escolhendo os módulos de acordo com sua necessidade”, diz Diego Puerta, diretor de serviços e soluções da Dell. Na opinião dele, empresas que têm filiais espalhadas pelo país terão interesse em adotar a solução. “É uma boa estratégia de redução da complexidade de ter vários ambientes”, diz.
Outro serviço que passa a ser oferecido no modelo SaaS é a Gestão de Conformidade de Continuidade, com módulos como continuidade de e-mail, arquivamento de e-mail, segurança de e-mail, notificação emergencial e colaboração de incidentes. “O correio eletrônico é um serviço que afeta a todos dentro de uma empresa. Nosso serviço garante que o sistema de e-mail não caia, pois ele tem redundância na nuvem”, diz Puerta.
No modelo SaaS, a cobrança é feita conforme o número de usuários, por mês – na Dell, o contrato deve ser de, no mínimo, 3 meses. “A empresa tem acesso a um serviço, sem se preocupar com com servidores, com a implementação, licenças”, diz.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Ainda existe resistencia em manter os dados da empresa em datacenters ou nuvem, principalmente se a alta gerencia for "senior".
Mas tenho percebido que este padrao vai mudando aos poucos. Ter e-mail externo (inclusive exchange) ja é uma realidade para muitas empresas de todos os tamanhos e agora tenho visto uma nova onda de migracao de backup local para backup online ou remoto.
Aqui na empresa utilizamos o Ktree - www.ktree.com.br e verificamos um ROI muito melhor em relacao ao antigo sistema de Fitas.
Porem acredito que estes serão passos e que gradativamente novos servicos serao migrados da infra-estrutura interna para a nuvem.
Postar um comentário