da Folha Online
A Amazon introduziu uma versão do leitor eletrônico Kindle no mercado além dos Estados Unidos, em uma manobra que ambiciona refrear o crescimento da competição de outros e-readers.
Desta forma, os downloads do Kindle poderão ser feitos no Brasil, segundo comunicado da companhia. A compra do dispositivo, entretanto, é feita apenas pelo site da companhia, cujo endereço é www.amazon.com. Além do Brasil, outros cem países terão acesso ao aparelho. A empresa também cortou o preço do seu leitor eletrônico Kindle em US$ 40. Já é possível reservar o aparelho no site da empresa.
As informações foram publicadas no site da companhia, e pelo diário econômico norte-americano "The Wall Street Journal" nesta quarta-feira (7).
O movimento derruba o preço do Kindle com display de 6 polegadas para US$ 259 --mas ainda o coloca US$ 60 mais caro que o e-reader da Sony, rival da Amazon neste mercado emergente.
As versões anteriores do Kindle estavam disponíveis apenas nas lojas norte-americanas da Amazon, e apenas com a capacidade de baixar livros dentro dos Estados Unidos. A nova versão "globalizada" do produto, cujo nome é U.S. & Internacional, vem a US$ 279 e estará disponível no dia 19 de outubro. O download de livros poderá ser feito em mais de cem países.
"Por anos, enviamos livros em língua inglesa de lojas dos EUA para consumidores no mundo todo", disse Steve Kessel, vice-presidente da Amazon. "Agora, a Amazon está capacitada para oferecer o mesmo serviço com livros digitais."
Há, entretanto, algumas limitações: a maioria dos títulos vendidos aos leitores internacionais estarão disponíveis em língua inglesa. Outra se refere ao fato de que os consumidores internacionais podem apenas escolher entre um acervo de 200 mil e-books --em oposição aos 355 mil disponíveis aos consumidores dos Estados Unidos.
O serviço de conexão wireless para a versão "globalizada" do Kindle também será oferecido pela AT&T, responsável pelas conexões de celulares nos EUA.
Cerca de 3 milhões de e-readers foram vendidos nos Estados Unidos em 2009. A Amazon é a líder absoluta do segmento: 60% dessas vendas foram do seu aparelho, enquanto a Sony conquistou 35% do mercado.
domingo, 18 de outubro de 2009
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