quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Acer lidera vendas de PCs na Europa

Reuters TAIPÉ - A fabricante de computadores Acer, de Taiwan, superou a gigante global Hewlett-Packard em vendas de PCs na Europa no terceiro trimestre, apoiada em forte demanda por seus netbooks de baixo custo, informou a empresa de pesquisa de mercado Gartner.
A rival também taiuanesa Asustek, que foi pioneira no segmento, também foi outra grande beneficiária na mudança nas tendências de consumo de computadores portáteis para o lado dos netbooks. As entregas da companhia na Europa quase quadruplicaram no período, o que puxou a companhia para o quarto lugar entre os fabricantes de PCs.
A Acer agora comanda 25 por cento de todas as entregas de PCs no oeste da Europa, enquanto a Asustek viu sua participação quase triplicar para 6,4 por cento.
As duas maiores fabricantes de PCs do mundo, HP e Dell, tiveram crescimento menor na região, com as entregas apresentando expansão de 12,1 por cento e 10,7 por cento, respectivamente. Essas taxas foram menores que o ritmo de crescimento geral de 24,3 por cento, apurado para todas as marcas.
A Dell e HP têm sido lentas na reação ao fenômeno dos netbooks, lançando suas próprias linhas de equipamentos nos últimos dois meses.
Apesar dos netbooks comporem ainda uma fração dos mercados de PCs, as margens e custos menores desses equipamentos podem pressionar a última linha dos balanços dos fabricantes de computadores, afirmam analistas.
Entretanto, o presidente do conselho de administração da Acer, J.T. Wang, afirmou em conferência nesta quarta-feira que 70 por cento de todos os compradores de netbooks não teriam comprado um PC tradicional.
"Estamos expandindo nossa base de clientes e criando novas oportunidades para nós", afirmou.
A Acer espera que o mercado mundial de netbooks alcance entre 30 milhões e 35 milhões de unidades em 2009, dos quais a empresa espera capturar fatia de 12 milhões a 15 milhões. Info online

Nenhum comentário: