quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Toshiba estreia laptops com WiMAX


por Felipe Maia
A Toshiba apresentou no Japão alguns modelos de notebooks que podem acessar a rede sem fio por WiMAX. Ela segue a onda de Samsung, Acer e outros fabricantes, quem também já mostraram produtos.

A novidade vale para a linha Portégé R700, que terá dois modelos com WiMAX. O primeiro é o S1322W, com processador Core i5-560M e placa de vídeo Intel HD Graphics. O HD do aparelho é de 320 GB e sua memória RAM é DDR 3 de 4 GB.

O S1332W tem um Core i7 620M, com 2,4 GHz de clock, e SSD de 128 GB. A memória RAM e a placa de vídeo são as mesmas do S1322W. Outras coisas que não mudam de um para o outro são as conexões: três portas USB, sendo uma híbrida com eSata, uma porta HDMI, leitor de cartões, Wi-Fi n e Bluetooth. A tela é de 13 polegadas com resolução de 720p.

Os dois notebooks estão à venda nos Estados Unidos, onde também há cidades com conexão WiMAX, mediante contrato com operadoras como Clear e Sprint. O S1322W custa 1.349 dólares e o S1332W sai por 1.699 dólares.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

3M Shoot 'n Share camcorder projector gets reviewed, does what it says on the box


You should know by now that the 3M Shoot 'n Share is aptly named: it shoots 720p video and stills, and it shares with a 640 x 480 built-in pico projector. Simple, yes? What you might not know is how well the thing actually works, and for that we have a helpful review from PicoProjector-info. It basically confirms any fears you might've had about the combination: it's not the best pocket camcorder, and it's not the best pico projector (even 3M's own similarly-specced MPro-150 model bests it). The good news is that it absolutely works, and is certainly passable in both of its stated aims, along with being fairly easy to operate. Not too bad for $300.By Paul Miller.

Grafeno permitirá criar chip super poderoso


Agência Fapesp
SÃO PAULO - Andre Geim, 51 anos, e Konstantin Novoselov, 36, professores na Universidade de Manchester, no Reino Unido, foram anunciados como ganhadores do Prêmio Nobel de Física de 2010.
A descoberta da dupla pode revolucionar a indústria da TI e permitir o desenvolvimento de chips mais finos, econômicos e podedosos.
De acordo com a Academia Real de Ciências da Suécia, a distinção se deve aos “experimentos inovadores com o material bidimensional grafeno”. Mais resistente do que o diamante, o grafeno é uma forma de carbono. Material altamente condutor, é considerado de enorme potencial para uso em computadores e em aparelhos eletrônicos.
Com ajuda de um pedaço de fita adesiva, Geim e Novoselov conseguiram obter, a partir de um pedaço de grafite, um floco de carbono com a espessura de apenas um átomo. Foi a origem do grafeno, o material mais fino e forte já conhecido, que os cientistas descreveram em outubro de 2004 na revista Science.
Geim e Novoselov demonstraram que o material tem propriedades excepcionais, originadas do universo da física quântica. O grafeno é formado por uma camada única de carbono, agrupada em uma grade em colmeia e na qual os átomos mantêm entre eles uma distância específica. É o primeiro material cristalino totalmente bidimensional conhecido pela ciência.
Como condutor de eletricidade, o grafeno é tão bom quanto o cobre. Como condutor de calor, ele supera qualquer outro material conhecido. É quase transparente, mas tão denso que nem mesmo o hélio, o menor dos átomos gasosos, é capaz de atravessá-lo.
A capacidade de extrair e estudar o grafeno, possível graças ao trabalho de Geim e Novoselov, viabilizou o desenvolvimento de aplicações práticas como em transistores ou em telas sensíveis ao toque. Ao se misturar com o grafeno, plásticos se tornam condutores de eletricidade e ganham mais resistência mecânica e térmica.
Geim, nascido na Rússia e naturalizado holandês, é um cientista muito bem-humorado que em 2000 ganhou o prêmio Ig Nobel, a sátira ao Nobel concedida anualmente pelo periódico Annals of Improbable Research.
Geim foi escolhido para o Ig Nobel pela descoberta de que substâncias não magnéticas podem ser levitadas em um campo magnético. O pesquisador usou um sapo para demonstrar seu estudo, publicado em 1997. Também levitou um hamster, que “assinou” outro artigo como um de seus autores.
Novoselov, que tem cidadania russa e britânica, foi orientado por Geim em seu pós-doutorado na Radboud University Nijmegen, na Holanda, em 2004. Em seguida, acompanhou Geim na Universidade de Manchester.
Os dois dividirão o prêmio de 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 2,5 milhões), que receberão com diplomas e medalhas de ouro em cerimônia no dia 10 de dezembro, aniversário da morte de Alfred Bernhard Nobel (1833-1896), o inventor da dinamite.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Microsoft compra Adobe? Rumor agita mercado


Reuters
NOVA YORK/SEATTLE - As ações da Adobe Systems saltaram hoje após uma notícia na imprensa gerar rumores de que a companhia seria alvo de uma oferta de aquisição pela Microsoft.
Os papéis da produtora de softwares chegaram a subir até 17 por cento, atingindo uma alta recorde de 30 dólares na sessão. Nesta tarde, a Adobe continuava em alta de 8,5 por cento, aos 27,88 por cento, na Nasdaq. Já as ações da Microsoft tiveram apenas uma leve valorização.
O jornal The New York Times publicou reportagem afirmando que o presidente-executivo da Microsoft, Steve Ballmer, havia tido "recentemente" uma reunião secreta com o CEO da Adobe, Shantanu Narayen, no escritório da companhia em San Francisco.
Os dois teriam discutido o domínio da Apple no setor de smartphones e as diversas opções para conter esse avanço, incluindo a possibilidade de compra da Adobe pela Microsoft, segundo o jornal, citando funcionários e consultores envolvidos nas discussões.
A Adobe preferiu não comentar a notícia, e a Microsoft não respondeu aos contatos.

Steve Ballmer garante tablet até o Natal


Reuters
LONDRES - Um computador tablet da Microsoft para combater o popular iPad, da Apple, será lançado antes do Natal, anunciou nesta terça-feira o presidente-executivo da companhia, Steve Ballmer.
Ballmer não informou, contudo, se o aparelho estará nas lojas até o Natal e nem qual seria o fabricante. A Microsoft demorou para reagir ao iPad e conquistou avanços limitados em celulares. "Vocês verão novos tablets com o Windows instalado... neste Natal," disse ele a uma audiência de estudantes, funcionários e jornalistas na London School of Economics.
"Nós certamente trabalhamos para desenvolver o tablet tanto como ferramenta de produtividade quanto como bem de consumo," acrescentou.
O grupo de pesquisa Gartner projeta para este ano vendas de 10 milhões de tablets, que começam a ser adotados pelos consumidores. Os modelos disponíveis incluem o Streak, da Dell, e o Eee Pad, da Asustek.
A Apple vendeu 3,3 milhões de unidades do iPad em seus primeiros três meses no mercado.
Durante a Consumer Electronics Show deste ano, em janeiro, Ballmer mostrou um tablet da Hewlett-Packard que opera com Windows, meses antes da chegada do aguardado produto rival da Apple ao mercado.
Mas pouco se ouviu sobre o aparelho desde que a HP fechou acordo para a compra da fabricante de celulares inteligentes Palm, em abril, por 1,2 bilhão de dólares. Mais tarde, a HP anunciou planos para uma nova safra de aparelhos, entre os quais, tablets acionados pelo software Palm, ainda que não tenha abandonado os planos de oferecer tablets equipados com o Windows.
A Microsoft também não conseguiu conquistar muito espaço no mercado de celulares inteligentes, em que rivais como Apple e HTC mostram rápido crescimento, além da Research in Motion, que capturou os usuários empresariais com seu BlackBerry.
O Windows para celulares detinha 8,7 por cento do mercado de smartphones no ano passado, fatia que deve cair a 3,9 por cento em 2014, de acordo com a Gartner.
A Microsoft também cancelou um celular voltado a adolescentes, em julho, depois de apenas três meses de vendas.
"A tarefa agora é voltar ao jogo seriamente nos celulares," disse Ballmer.

Microsoft lança Windows Phone 7 no dia 11


por Mauricio Grego
Uma nota num dos blogs oficiais da empresa confirma o que eu já havia adiantado: Steve Ballmer vai anunciar oficialmente o novo sistema operacional no próximo dia 11, em Nova York.
O evento terá a presença de Ralph de la Vega, CEO da operadora de telefonia celular americana AT&T, que vai vender os primeiros smartphones com o novo sistema operacional nos Estados Unidos. Lá, as vendas devem começar no dia 8 de novembro. Já na Europa, a data prevista é 21 de outubro. Embora a Microsoft não confirme, espera-se que fabricantes como HTC, Samsung e LG também participem do evento em Nova York. Infelizmente, ainda não temos uma data para a chegada do Windows Phone 7 ao Brasil. É provável que os celulares com o novo sistema operacional só sejam vendidos oficialmente aqui no ano que vem.
Para a Microsoft, o Windows Phone 7 representa um esforço para tentar manter alguma relevância no mercado de smartphones. A participação do Windows nesse mercado, que, anos atrás, chegou a passar de 30%, despencou para meros 4,7% segundo os números mais recentes do Gartner Group. O iPhone foi anunciado no início de 2007 e, até hoje, os softies não têm um sistema operacional capaz de competir com ele. Parceiros da Microsoft, como HTC, Samsung e LG, adotaram o Android, do Google, como opção número um para enfrentar a Apple. E a última tentativa da turma de Redmond nessa área, a dupla de celulares Kin, foi um completo fracasso.
Diante disso, o Windows Phone 7 precisa fazer sucesso rapidamente. Senão, poderá ser tarde demais para a Microsoft continuar no jogo. Pelo que sabemos até agora, não há nada de revolucionário no novo sistema operacional. Se ele apenas repetir o que Android e iPhone já fazem, é pouco provável que a Microsoft consiga recuperar a posição perdida. De fato, o Gartner Group prevê que, em 2011, a participação do Windows Phone no mercado será de apenas 5,2%, o que representa um ganho modesto em relação aos 4,7% atuais. E o pior é que, pela previsão do Gartner, Windows Phone voltará a perder mercado até 2014, chegando a ridículos 3,9%. Obviamente, previsões nem sempre se confirmam (as eleições brasileiras estão aí para provar isso). Os analistas do Gartner podem estar errados. Mas é melhor que Ballmer tenha algo realmente espetacular para mostrar no dia 11. Senão, todo o esforço da empresa pode resultar em nada.

Cinco acessórios matadores para iPad

por Vinicius Aguiari

Acesse o link http://info.abril.com.br/noticias/blogs/geek-list/hardware/1878/

Vaio P repaginado chega ao Brasil


por Priscila Jordão
É sabido que a Sony prima pela beleza da sua linha Vaio e, às vezes, leva essa ideia longe demais. Foi o caso do Vaio P, netbook minimalista sem touchpad e difícil de usar. Na nova versão do netbook, que chega ao Brasil este mês, alguns dos problemas foram amenizados, mas o preço continua o mesmo.
O VPC-P110 manteve características do antepassado P730A, como o trackpoint no meio do teclado, a tela LED pequena de 8 polegadas e o receptor para TV digital. As novidades ficam por conta de um acelerômetro, que acompanha o movimento do aparelho para os lados. O recurso é usado para acessar as próximas fotos em uma galeria ou a próxima página de um documento.
Como só isso não substitui ainda o touchpad, a Sony finalmente colocou um bem pequeno no aparelho, do lado direito inferior da tela (na foto acima, visto na parte de cima). Dois botões de mouse foram incluídos do lado esquerdo, mas podiam ser ainda maiores, aproveitando as laterais da tela.
O processador não perdeu a oportunidade e também foi turbinado. Passou de Intel Atom Z520, de 1,3 GHz, para Z530, de 1,6 GHz. A memória RAM DDR2 é de 2 GB e o SSD é de 128 GB. Já o sistema operacional continua sendo o Windows 7 Home Basic, cujos ícones e botões ficam bem pequenos nessa tela achatada demais.
O micrinho também tem webcam, Bluetooth e Wi-Fi. No Brasil, ele vai chegar em cores bem extravagantes. Além de verde, laranja, branco e preto, haverá edições especiais imitando… pele de crocodilo. Isso mesmo, pois, afinal, o Vaio P é um netbook de madames. O que combina perfeitamente com o preço de 3.999 reais.

Positivo vence leilão para 600 mil laptops


Vinicius Aguiari, de INFO Online
A Positivo foi a empresa vencedora do pregão eletrônico promovido pelo Governo Federal ontem a fim de comprar 600 mil laptops. Os computadores serão destinados ao programa Um Computador Por Aluno (Prouca).
O leilão foi dividido em dois lotes. No primeiro deles, para a compra de 400 mil aparelhos destinados às regiões Norte e Centro-Oeste, a Positivo anunciou o preço de 344,18 reais por equipamento.
No segundo lote, de 200 mil máquinas para serem usadas em escolas das regiões Nordeste e Sul, a empresa emplacou o preço de 376,94 reais.
A AIOX Brasil ficou em segundo lugar no primeiro leilão com o preço anunciado de 344,20. Já no segundo lote, a Digibrás/CCE foi a segunda colocada, com o preço anunciado de 409 reais por máquina.
Para que o contrato seja assinado, a Positivo precisa agora confirmar que o seus computadores atendem as especificações exigidas pelo edital. A empresa vai enviar um lote de 25 laptops para a análise do Governo. Caso aprovado, o Governo solicita o envio de um segundo lote tira-provas com 25 outros computadores.
Caso a negociação se confirme, o contrato de compra pode ser assinado em dezembro deste ano. A compra dos laptops será financiada com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).