domingo, 9 de janeiro de 2011

Novo i7 vai matar placa de vídeo, diz Intel


Felipe Zmoginski, de INFO Online
A Intel apresentou hoje, em Las Vegas, novos processadores da linha Core i7 que, na opinião da empresa, vai dispensar os integradores de montar PCs com placa de vídeo.

O próprio CEO da Intel, Paul Otellini, exibiu o novo chip apelidado de Sandy Bridge, uma evolução da primeira geração do Core i7 construído em arquitetura de 45 nanômetros. Segundo Otelini, o novo Core i7 tem arquitetura de 35 nm e performance 40% superior que o chip anterior para processar arquivos de conteúdo, como executar vídeos e processar fotos.

Para rodar games, disse Otellini em conferência realizada no hotel Venetian, em Las Vegas, o desempenho do Sandy Bridge é até 50% superior que o Core i7 de primeira geração.

No evento, a Intel exibiu vários desktops montados sem placa de vídeo e que rodavam games pesados sem dificuldades. Segundo Otelini, a nova geração de chips deve tornar os computadores capazes de processar aplicativos e rodar games complexos sem a necessidade de recorrer a uma placa de vídeo.

O novo Core i7 será exibido a partir da quinta-feira (6) na Consumer Eletronics Show, feira que acontece até dia 9 em Las Vegas.

De acordo com a Intel, o novo chip deve ficar disponível para vendas nos Estados Unidos a partir de maio. O preço não foi divulgado. É provável que ainda em maio integradores já estreiem máquinas equipadas com o novo chip.

Para parte dos analistas presentes na apresentação de Otelini, as declarações sobre o fim das placas de vídeo foram um pouco exageradas, já que há centenas de aplicações que demandam processamento de dados especialmente pesado de gráficos.

Otelini rebateu as críticas dizendo que a substituição das placas em PCs com chips mais avançados será uma tendência inevitável nos próximos anos.

Sony anuncia o primeiro leitor portátil de Blu-ray


DA EFE, EM LOS ANGELES

A japonesa Sony anunciou nesta semana o lançamento do primeiro leitor portátil de Blu-ray, logo antes de começar a Consumer Electronics Show (CES).

O BDP-SX1000 tem uma tela de dez polegadas, tamanho similar ao do iPad, e conta com uma autonomia de bateria de cinco horas.

O reprodutor é equipado com uma entrada USB e uma porta para conectar alto-falantes, e começará a ser vendido ainda no primeiro semestre do ano por algo em torno de US$ 300 (no mercado americano).

Outra das novidades antecipadas pela Sony é o modelo de câmera de vídeo AVCHD, que tem integrado um projetor com capacidade para emitir uma imagem de até 60 polegadas.

As novas câmeras estarão disponíveis a partir de março pelo preço mínimo de US$ 700.

Samsung deve anunciar sucessor do Galaxy S em fevereiro

Por IDG News Service
Publicada em 08 de janeiro de 2011 às 09h00

Durante a Mobile World Congress, empresa coreana vai renovar sua linha de produtos e revelar planos para o Windows Phone 7.
Smartphones com processador dual-core e novos tablets rodando Android 3.0 e Windows Phone 7 podem ser algumas das novidades da Samsung para o mês de fevereiro, durante a Mobile World Congress, em Barcelona, na Espanha.

Embora ainda não haja nenhuma confirmação, executivos da empresa disseram, muitas vezes, que a companhia sul-coreana planeja anunciar novidades no próximo mês. O anúncio ocorreu durante a noite de ontem (6/1), na Consumer Eletronics Show (CES), em Las Vegas. Entre os lançamentos poderá ser apresentado o sucessor do conhecido smartphone Galaxy S.

“Planejamos lançar um rico e novo portfólio de tablets em fevereiro na conferência de Barcelona”, declarou JK Shin, presidente da Samsung Mobile, que ainda planeja aproveitar o evento para discutir sobre dispositivos móveis rodando a próxima versão da plataforma da Google.

Mercado de tablets

Sobre a grande quantidade de novos concorrentes ao iPad, da Apple - atual líder do setor - os executivos da Samsung preferiram não comentar, mas arriscaram alguns palpites sobre o crescimento do mercado.

“Espera-se um crescimento global de cerca de 10%. Nós apostamos em um desempenho um pouco melhor do que isso”, comentou Shin.

Na última quinta-feira, a Samsung também foi relacionada entre as empresas que lançarão os primeiros dispositivos na rede LTE - tecnologia 4G - da operadora norte-americana Verizon. Todos rodam a plataforma Android, entre eles o Galaxy Tab.

Sobre o Windows Phone 7, Shin preferiu não revelar muito sobre os futuros planos da empresa, embora o Samsung Focus, lançado no ano passado, seja um dos mais populares com a plataforma móvel da Microsoft.

"Continuaremos com a nossa parceria com a Microsoft", disse ele. “Em fevereiro, teremos mais novidades sobre o potencial do Windows Phone 7 em redes 4G”, finalizou ele.

(Nancy Gohring)

Dell prepara versão corporativa de seu tablet

Hoje, o Streak 7 é um dispositivo com tela de sete polegadas sensível ao toque e com sistema Android 2.2.
Por IDG News Service 08 de janeiro de 2011 - 09h52

A primeira aposta da Dell para o concorrido mercado de tablets chama-se Streak 7, um dispositivo de sete polegadas e tela sensível ao toque. Em 2011, a empresa ainda planeja lançar um segundo aparelho de 10 polegadas para o mercado corporativo.

O Streak 7 roda Android 2.2 e possui o processador dual-core Tegra 2, da Nvidia. “Possivelmente, ele receberá atualização para o Android 3.0”, declarou Michael Tatelman, vice-presidente da Dell , durante discurso na Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas.

O novo tablet possui uma câmera frontal de 1.3 megapixele outra de 5 megapixels na parte traseira. A tela é fabricada com um vidro de alta resistência chamado Gorilla Glass, mesmo material do smartphone Venue Pro, da Dell.

Outros recursos adicionais são: suporte a Flash 10.1, para reproduzir filmes e games via Internet, e a interface Dell Stage, que facilita buscas por arquivos, como filmes e livros, por exemplo.

"Ele pesa menos de meio quilo, sendo mais leve que outros concorrentes de 10 polegadas", completou Tatelman.

Veja mais na PC World